sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PILATES




O que é Pilates?
O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
“Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.”



Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

As aulas apresentam:- Exercícios suaves e eficazes;- Poucas repetições de cada movimento;- Grande repertório de exercícios;- Aulas únicas, evitando monotonia;- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;- Resultados rápidos e duradouros;- Construção de uma postura correta e natural;- Não há desgaste físico.Benefícios:- Aumenta a resistência física e mental;- Alongamento e maior controle corporal;- Correção postural;- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;- Melhora da coordenação motora;- Maior mobilidade das articulações;- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;- Fortalecimento dos órgãos internos;- Aumento da concentração;- Trabalha a respiração;- Promove relaxamento.Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.




CONHEÇA ESTE MÉTODO É MARAVILHOSO EU JÁ O CONHEÇO, NA SALA AO LADO A MINHA TEM UM ESTUDIO, VISITEM VOCES VÃO AMAREM!!!




ABRAÇOS


PATRÍCIA JUNQUEIRA


GLÚTEN


O Glúten é uma proteína amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.


Enfermidades relacionadas com o glúten
As pessoas portadoras de
doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade. Outra manifestação de intolerância é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme.
Os
autistas podem ser sensíveis ao glúten e à caseína (uma proteína presente no leite). Ambas as substâncias parecem ter um efeito opiáceo nestes indivíduos.
Foi comprovado que quando ingerido em excesso, o glúten causa diminuição da produção da
serotonina, o que leva a um quadro de depressão.


Grifo da Nutricionista:O excesso e a frequência pode causar uma hipersensibilidade a esta proteína e vários sintomas podem apresentar, e muitas pessoas hoje em dia apresentam esta hipersensibilidade.


Receitas delíciosas s/ glúten para que você possa diminuir o consumo.

PÃO DE BATATA PRÁTICO S/ GLÚTEN
Ingredientes
150g de batata cozida e amassada, se cozinhar picada em vapor é bem rápida.
175g de fécula de batata
25g de farinha de arroz integral
Sal a gosto e uma pitada de açúcar.
¼ de xícara de óleo
1 ovo
1 tablete de fermento biológico
Modo de preparo:
Em ½ xícara de água, desmanchar o fermento.
Misture todos os ingredientes, por último desmanche o fermento e despeje na massa, bata a massa e coloque a massa para assar.
Obs: bater a massa com uma colher é mais rápido do q na batedeira, por nesta pode grudar.

BOLO DE CENOURA COM CREME DE ARROZ
Ingredientes:
Massa:
3 cenouras médias
2 xícaras (chá) de açúcar e 1 xícara de chá de frutose
2 xícaras (chá) de creme de arroz
¾ xícara (chá) de óleo de soja ou canola
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Calda de cacau:
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
3 colheres (sopa) de cacau
2 colheres (sopa) de água

Modo de preparar:
Massa: bater no liquidificador as cenouras, o açúcar, o óleo os ovos. Despejar esta mistura em uma bacia e adicionar o creme de arroz junto com o fermento. Levar ao forno pré – aquecido em assadeira untada e polvilhada com creme de arroz.
Calda de cacau: leve ao fogo até engrossar. Depois de pronto jogar sobre o bolo ainda quente.
Sugestão: cobrir o bolo com suco de 2 laranjas e 1 colher de açúcar.

BOLO DE FUBÁ
Ingredientes:
1 xícara (chá) de fubá
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de fécula de batata
1 xícara (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de açúcar ou ½ xícara (chá) de frutose
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
Modo de preparar: misturar o fubá com sal, adicione a margarina e torne a misturar. Junte a água (ou hcá de erva doce com sementes) e misture vigorosamente até dar liga.
Unte com óleo uma forma redonda, pequena e não muito funda. Despeje a massa e asse em forno pré – aquecido a 200graus C por cerca de 30 a 40 minutos. Se não conseguir obter a liga da massa, coloque – a numa panela e leve ao fogo mexendo até desgrudar do fundo da panela. Asse em seguida.

Bom proveito!

Abraços!

Patrícia Junqueira

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TOMATE E GOIABA




O tomate (lycopersicon esculentum) é nativo das Américas e foi cultivado inicialmente pelo Aztecas e Incas.


A goiaba (Psidium guajava L) é originária da região do sudeste do México e América Central.


A principal característica destes alimentos é a presença de licopeno. Outros nutrientes como fibras, vitamina A, vitamina C, potássio.




LICOPENO


O licopeno é um fitoquímico da famólia dos carotenóides, amplamente distribuído nas hortaliças e frutas, às quais confere coloração vermelha típica apresentando inúmeras propriedades biológicas.


a quantidade de licopeno no tomate é influenciada pela variedade, práticas agrícolas, amadurecimento e condições ambientais sob as quais as frutas amadurecem.


Os níveis aumentam com o amadurecimento, o auqcimento melhora a biodisponibilidade e acrescentar azeite de oliva extra virgem aumenta a atidade antioxidante plasmática.




MECANISMO DE AÇÃO DO LICOPENO


A ingestão de tomate e produtos derivados contendo licopeno tem demosntrado associação com risco de doença cardiovascular e alguns tipos de câncer. Além da potente ação antioxidante, são propostos outros mecanismos de ação para explicar os benefícios da ingestão de licopeno, observados em vários estudos.




CONCLUSÃO


Existem várias evidências de estudos epidemiológicos que a ingestão de 400 - 600g de frutas e hortaliças diariamente está associada à redução no risco de doenças não transmissíveis. A goiaba e o tomate merecem papel de destaque por serem as principais fontes de licopeno, um carotenóide que apresenta propriedades diversas de outras substâncias dessa família. Mais estudos são necessários com a goiaba, enfatizando seu conteúdo de licopeno.




ALIMENTOS FUNCIONAIS


Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimento funcional é definido como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”.Os alimentos funcionais têm sido muito estudados e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.Antes de definir o cardápio, vale consultar um nutricionista para que as escolhas e porções sejam bem feitas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.


Confira abaixo alimentos que têm seus benefícios comprovados cientificamente e devem fazer parte da dieta diária.


SOJA

Redução do colesterol ruim (LDL), ajuda a
diminuir os sintomas da menopausa


OBS: eu como nutricionista funcional não poderia deixar de dizer que a soja em excesso ela pode levar 'a uma hipersensibilidade 'a proteína desta e as pessoas que começam a consumir e percebe excesso de gases eh devido a uma disbiose intestinal, porque o extrato de soja esta na forma de B - glicosidica e para se converter na forma de aglicana precisa- se a B - glicasa ser fermentada, então tem se que estar em de bactérias probióticas.


AVEIA INTEGRAL

reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL


PEIXES

redução do risco de doenças cardiovasculares e controle de doenças auto -imunes e inflamatórias.


CHÁ VERDE

Redução do risco de câncer de esôfago e gástrico.


ALHO E CEBOLA

Diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol, previne coágulos, entre outros. Devem ser amassados ou picados.


TOMATE, GOIABA

Ação oxidante e redução do risco de câncer de próstata


ESPINAFRE, COUVE

Diminuição do risco de degeneração macular e de catarata


CENOURA, MANGA, ABÓBORA

Percursos da vitamina A, com ação hipotensiva .


SUCO DE UVA INTEGRAL

Redução de colesterol, estimulação do sistema imunológico


ÓLEO DE LINHAÇA, NOZES, AMÊNDOAS, CASTANHAS E AZEITE DE OLIVA

O ácido graxo tem ação imonológica e anticancerígena .previnem doenças cardiovasculares. Ricas em gorduras, devem ser consumidas com moderação.


MAÇÃ

Prevenção de eventos cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão


AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM

deve conter de 55% a 83% de ácido oléico. Os compostos antioxidantes podem prevenir câncer. A medida é uma colher de sopa por dia em saladas ou no pão (substituindo margarinas). Não ultrapassar duas colheres por dia e preferir os azeites engarrafados e protegidos da luz.


HORTALIÇAS VERDES, AMARELAS,

ação antioxidante, antiinflamatória, melhora da imunidade e prevenção do câncer de próstata, do estômago e do pulmão. Recomenda-se o consumo de quatro a sete porções variadas de frutas e hortaliças por dia.


CHÁS

ação antioxidante, promove o emagrecimento, entre outros benefícios. Consumir de uma a duas xícaras por dia.


ERVAS

inibem tumores. Usar diariamente no tempero e preparo de alimentos ou no preparo de chás.


CANELA

ajuda no controle de diabetes tipo 2. Pode ser consumida com frutas ou arroz integral.


PIMENTA

contém vitamina C e E. Ajuda a desencadear a morte de células primárias de câncer.


FRUTAS EM GERAL (PRINCIPALMENTE EM FRUTAS VERMELHO ESCURAS E ROXAS)

prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.


FRUTAS CÍTRICAS

estimula a produção de enzimas protetoras contra o câncer e redução do colesterol.






terça-feira, 21 de outubro de 2008

VIVA A FLORA: é hora de zelar pelas bactérias do bem que povoam o intestino.


"Olha só que fofa esta matéria da revista Saúde do mês de Outubro, sobre a flora intestinal, como sou apaixonada por estudar sobre o intestino o nosso segundo cérebro, vou fazer uma síntese da matéria para quem não teve o contato com a revista!

Olha só a importância de cuidar desta e ingerir um suplemento de probiótico no começo do nosso tratamento!"


O ECOSSISTEMA INTESTINAL

Trilhões de bactérias, entre mocinhas e vilãs, convivem ao longo dos quase 2 metros de intestino grosso.

O conjunto de bactérias situado no intestino grosso varia de pessoas para pessoa e, claro, depende do seu estado de saúde. Fatores como dieta são determinantes para a composição.


Quando a flora está em harmonia, cai o risco de diarréia e prisão do ventre. " Mas, se esse equílibrio se rompe, o corpo passa a reconhecer algumas bactérias como agressoras e estímula respostas inflamatórias. Essa reação pode subsidiar males como síndrome do intestino irritável, que altera os movimentos e a sensibilidade do órgão, e adoença de chron, em que inflamações em séie provocam feridas nas paredes intestinais.


Conheça os dois tipós de alimentos fundamentais para a sobrevivência dos micróbios benéficos e o funcionamento do intestino.

PROBIÓTICOS

São nutrientes que fornecem o crescimento de bactérias boas, como as fibras solúveis. Frutas e cereais são os protagonistas desse grupo lotado de fibras solúveis.

PROBIÓTICOS

são produtos que já contém bactérias benéficas ao organismo.


Grifo da nutricionista: Utilizo em minha prática clínica a suplementação dos pro e prebióticos pois no caso do pro não consigo tratar apenas com leites fermentados que contém uma quantidade não significativa para repovoar esta flora intestinal .

Existe inúmeros hábitos que alteram a flora intestinal que não foram citados na matéria levando a um estado de disbiose.





OBESIDADE: UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA


A obesidade, principalmente a adiposidade visceral, está associada com uma inflamação crônica sistêmica de baixo grau, indicada pelo aumento dos marcadores inflamatórios.

Essa condição inflamatória pode ser consequência da liberação pelo teciso adiposo de adipocinas, citocinas e outros fatores inflamatórios.

Os distúrbios metabólicos associados com a obesidade e a síndrome metabólica podem ser consequência da produção de citocinas pelos adipócitos.

A inflamação crônica pode representar o gatilho da origem da síndrome metabólica.

Níveis sanguíneos elevados de citocinas podem interagir com o sistema neuroendócrino, com nervos autônomos e órgãos linfáticos periféricos, podendo levar a reações inflamatórias locais em diferentes sistemas orgânicos.

O tecido adiposo é um órgão secretório ativo, que responde a sinais que modulam o apetite, o gasto energético, a sensibilidade a insulina, o sitema endócrino, o sitema reprodutor, o metabolismo ósseo, a inflamação e a imunidade.

O tecido adiposo produz moléculas inflamatórias e imunes que podem estar envolvidas nas complicações relacionadas com a obesidade.





Quinua, Quinoa... Comparável ao leite Materno



Inclua a Quinua no seu cardápio e ganhe qualidade de vida! Rica em proteínas e tão nutritiva quanto o leite materno, a quinua é considerada o alimento de origem vegetal mais completo que existe.


Original da Cordilheira dos Andes, a quínua é uma planta rica em proteína, é vista como um alimento perfeito para o consumo humano. Seu teor proteíco é superior aos dos cereais.

Fonte deaminoácidos essenciais, quando combinada com cereais ou leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), torna a dieta mais equilibrada. Devido ao seu teor de proteínas, é fundamental para vegetarianos e atletas.

É um grão rico em minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês, e em vitaminas B2 e vitamina E, e, por isso, indicado para idosos, crianças e pessoas com baixa resistência imunológica, é fonte de W3 e W6, que são estudadas no combate de doenças cardiovasculares e câncer.


Por ser isento de glúten, é recomendado para quem tem intelerância ou hipersensibilidade a essa proteína. De sabor suave, é um alimento versátil, o que facilita sua inclusão no seu cardapio.


Grãos de Quinua: pode ser cozido como arroz ou preparado em saladas.

Farinha de Quinua: pode substituir a farinha de trigo em bolos e massas.

Flocos de quinua: misture os flocos nas vitaminas e pratos.


Receitinha

TABULE DE QUINUA

1 xícara (chá) de quinua em grão

2 xícaras (chá) de água para cozinhar a quinua

1 tomate médio cortado em cubinhos

1/2 pepino cortado em cubinhos

1 cebola média picada

1 dente de alho grande picado

3 colheres (sopa) de salsinha picada

2 colehres (sopa) de hortelã picada

suco de 1/2 limão

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra - virgem

1 colher (chá) de sal

Modo de preparar:

Cozinhar a quinua, em fogo médio, por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até a água secar. Transferir a quinua para uma tigela e deixar esfriar. Misturar todos os outros ingredientes á quinua. Mexer bem e levar á geladeira.


*** este Tabule é maravilhoso´, sempre faço em minha casa eu e minha família adoramos!!! Aproveitem se alimentem de saúde!



domingo, 19 de outubro de 2008

O peixe, um excelente alimento!


Como sempre explico aos meus clientes, que a obesidade é uma inflamação crônica, onde precisa ser modulada com alimentos, nutrientes antiinflamatórios, o peixe é uma alimento com uma ação antiinflamatório muito importante, que deve ser consumido pelo menos 3x na semana!


E como vemos no hábito alimentar do Brasileiro que se consome muito pouco este alimento, e vemos também que a cada dia cresce a obesidade e doenças crônicas!

Ah e esta inflamação crônica é o fator de risco para estas doenças crônicas!


Então vamos comer peixes!!!

Segue abaixo uma receitinha deste precioso alimento!


PEIXE COMPLETO


Rendimento: 4 porções

Valor calórico: 140 Kcal por porção.

Ingredientes:

400 gramas de filé de pescada temperado com sal e limão

200 gramas de batatas em rodelas - cozidas

3 tomates em rodelas

1 cebola em rodelas

pimentão verde ou vermelhos em rodelas (opcional)

4 azeitonas verdes picadas

2 colheres de chá de azeite

Modo de preparar:

E, um refratário coloque o peixe temperado. Por cima as rodelas de batatas, os tomates, a cebola, o pimentão e as azeitonas. Regue e leve ao forno médio coberto com papel manteiga por aproximadamente 20 minutos.



Pirâmide da atividade física


Evidências científicas mostram que a prática de atividade física de moderada a intensa traz efeitos positivos para a saúde. Por isso, pessoas sedentárias podem melhorar sua saúde iniciando com atividades moderadas, como caminhada, porém que sejam realizadas regularmente.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PROBIÓTICOS


O intestino é um ecossistema extremamente complexo formado por três componentes principais que estâo em premanentes trocas entre si, são eles: a barreira mucosa, o sitema imunológico local e microflora.


A microflora de um adulto consiste em uma biomassa de mais de 100 trilões de bactérias com mais de 400 espécies diferentes que estão sempre em intensa atividade.

Para o intestino ,anter suas funções ótimas, o equilibrio entre as bactérias da microflora deve ser mantido, porém o estresse acarretado pela vida moderna e hábitos alimentares inadequados, além do consumo excessivo de medicamentos, particularmente antibióticos, mas também antiinflamatórios e contraceptivos orais que acabam exercendo efeitos nocivos contra a microflora probiótica, acabam gerando uma sobrecarga no sistema imunológico e a consequente quebra da homeostase intestinal.


" Probióticos são microorganismos vivos que, com ingestão em número suficiente exercem um efeito benéfico, além daquele da nutrição básica."


As espécies comumente usadas são: l. casei, L. rhamnosus, L. acidophilus, B. Bifidum,...

MECANISMOS DE AÇÃO DOS PROBIÓTICOS:


Ação contra patógenos: Um dos mecanismos pelos quais os microorganismos podem impedir o crescimento de outros é por meio da produção bacteriocinas que são potentes contra enteropatógenos. Outros benefícios incluem: hidrólise lipidica, quebra proteíca e produção de vitaminas.


"O TRATAMENTO DE REPOSIÇÃO DE MICROFLORA, OU SEJA O USO DE PROBIÓTICOS É UM MEIO DE CONTROLE DE INFECÇÕES."



quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CHÁ VERDE: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS


O chá preparado com as folhas camellia sinensis que é cultivada em mais de 30 países. É considerado a bebida mais consumida depois da água.

O chá verde é mais consumido na China, Japão e India, representando cerca de 20% do chá consumido no mundo. è preparado a parit das folhas frescas que são rapidamente tratadas no vapor, inibindo a fermentação.


Chá e doenças cardiovasculares

Estudos epidemiológicos tem demonstrado menor taxa de doença cardiovascular e mortalidade entre consumidores de chá, com efeitos sendo observados com o consumo de 1 xícara ou mais de chá ao dia.


chá e câncer

O efeito quimiopreventivo do chá esta relacionado á prevenção de vários tipos de câncer: mama, esôfago,, pulmão, esômago, coloretal, bexiga, rins, próstata, pele e lesões pré cancerosas orais.


Chá e Obesidade

Estudo relata o efeito do extrato do chá verde contendo cafeína e polifenóis, aumentando o gasto energético de 24 horas e a oxidação de gordura em jovens saudáveis.

Sugere - se que efeitos semelhantes odem ser obtidos com o consumo diário de 2-4 xícaras (500 - 1000ml) de chá.


Chá e densidade Mineral Óssea

Sugere -se que o mecanismo de ação seja devido ao conteúdo de flúor ou/e catequinas do chá que poderiam preservar DMO por um efeito estrogenio ou por dominuição do estresse oxidativo.


Chá e Cárie Dentária

Estudo mostrou que o enxague da boca com o chá inibiu a placa.


RECOMENDAÇÃO:

Sugerem a ingestão de 5 a 7 xícaras de chá, esta recomendação está de acordo com a proposta pela ADA (1999).

*** Pessoas Hipertensas devem ter cautela no consumo deste, pois pode elevar a pressão.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Truques saudáveis no Supermercado



  • Não vá às compras com fome! Com fome compramos mais do que precisamos e já que os alimentos estão em casa, acabamos comendo-os.

  • Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o "supérfluo" de lado e comece suas compras pelo setor de hortifrutis , assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes (que são volumosos) não deixando espaço para os outros itens que geralmente mais engordam.

  • Evite o corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas vista fica mais difícil resistir às tentações.

  • Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os menos calóricos e menos gordurosos, há muitas opções no mercado de produtos mais saudáveis e ao mesmo tempo muito saborosos.

  • Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos nas prateleiras. As novidades de produtos saudáveis surgem a cada dia, porém não se iluda com as ofertas levando quantidades desnecessárias, pois podem aumentar as suas calorias diárias.

  • Evite parar em todos os "pontos de degustação", as porções servidas são pequenas, mas no final somam várias calorias.

  • Prefira os alimentos em água e não em óleo, o valor calórico destes últimos é muito maior, além de conter alta concentração de gorduras.

  • Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, auxiliam no funcionamento dos intestinos e, além disto, já existem vários pães integrais, de centeio.

  • Quando for ao setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais e sem recheios, eles são na maioria das vezes os vilões responsáveis pelas calorias a mais.

  • Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos, pois na hora daquela "fominha" são estes que você vai atacar.

  • Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis .

  • Refrigerante? O ideal, é evitar qualquer tipo de refrigerante, pois podem dar gases e impedir a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo, além de não conter nutrientes e ser absolutamente produtos químicos.

  • Quando for escolher os sucos industrializados, o que contém menos conservante e edulcorantes é o Suco mais Porém, não se esqueça que o suco natural é mais gostoso e mais saudável, pois fornecem vitaminas e minerais das frutas.

  • Use e abuse de ervas e temperos naturais para acentuar o sabor dos pratos.

  • Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você garante a leveza das preparações, além de ser um passatempo bem interessante. E estes tipos de pratos contêm muito conservantes para mante – lo em prateleira, e conservante aumenta processo inflamatório.

domingo, 5 de outubro de 2008

Quinoa


Cultivada na América do Sul desde os tempos pré-colombianos, a quinoa faz parte da família das Quenopodiaceae, a mesma do espinafre. A quinoa é considerada um cereal de alto valor nutricional pela FAO, por ser rico em ácidos graxos ômega-3 e 6, além de vitaminas antioxidantes e por apresentar maior quantidade de proteína e maior equilíbrio na distribuição de aminoácidos essenciais que outros cereais, podendo, em um futuro próximo ser considerada alimento funcional, capaz de colaborar no combate às doenças cardiovasculares e na diminuição da incidência de câncer. E, por não apresentar glúten, esse pseudocereal, como é classificado, já é recomendado para pacientes celíacos. A combinação de alimentos para melhorar o seu valor nutritivo torna a oferta de aminoácidos comparável à da carne.

Além disso, a quinoa pode ser recomendada para o tratamento da obesidade e a manutenção do peso corporal. O sabor da quinoa é discreto e suave, permitindo sua utilização em sopas, como substituto do arroz do cardápio do dia-a-dia ou como substituição do trigo no quibe ou da aveia no bolo.
Valor Nutricional da Quinoa/ por 100g do produto:
Proteínas: 13,8g
Glicídios: 59,7g
lipídios: 5,0g
Cálcio 85,0mg
Magnésio: 204,0mg
Ferro:4,2mg

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

MEL


Vim hoje aqui postar sobre o Mel este alimento excelente:


Sua função terapeutica:


  • uma flora intestinal simbiótica;

  • equilibrio do ph do sangue;

  • converter glicose em glicogênio;

  • a resistência imunológica;

  • fixar cálcio nos tecidos;

Potencial de ações do Mel:



  • antimicrobiano;

  • antioxidante

  • antiinflamatório;

  • para circulação;

  • cosmetológico;

  • para o cérebro.

FANTÁSTICO ALIMENTO HEIN???


SUBSTITUA O AÇÚCAR POR ELE!!!!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Fitoterápia


Na minha rotina diária trabalho muitas vezes em minhas condutas nutricionais com a Fitoterápia, conheça um pouco sobre!


O que é a fitoterápia?


A palavra Fitoterapia deriva dos termos “Phyton” = vegetal e “Therapeia” = terapia e, segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, significa “Tratamento de doença mediante o uso de plantas”.Sendo assim, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. No entanto, no Brasil para que um medicamento seja considerado fitoterápico, ele não deve ter, em sua composição, substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.As matérias-primas dos fitoterápicos são plantas (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos.Deve-se tomar cuidado com o uso contínuo de fitoterápicos, podendo causar efeitos colaterais.O principal objetivo da fitoterapia é utilizar os efeitos terapêuticos das plantas e estimular os processos metabólicos que ajudam a manter o estado de equilíbrio denominado "saúde".

Nutrição Funcional


Para iniciar o meu Blog nada melhor começando a falar sobre a Nutrição Funcional, uma área em que decidi seguir em minhas condutas diárias com meus pacientes.

Consideramos o diagnóstico e o tratamento nutricional centrado no paciente, conforme as características genéticas, bioquímicas e metabólicas dos desequilíbrios funcionais desencadeantes dos processos patológicos, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, vendo a "PESSOA" como um ser inteiro em seus aspectos fisiológicos, emocionais, sociais e de essência humana.
Somos formados por cerca de 100 trilhões de células e renovamos 50 milhões destas diariamente. Estas células são formadas exclusivamente por nutrientes e fitoquímicos e estes são fornecidos pela nossa alimentação diária. é exatamente essa matéria-prima que fornecemos para a renovação celular que irá determinar o resultado, bom ou ruim, orgânico ou funcional do novo tecido que teremos.
Os nutrientes e fitoquímicos dos mais variados alimentos executam funções específicas no nosso organismo e, conhecendo esses processos pode-se detectar os desequilíbrios funcionais. Esses desequilíbrios funcionais são alterações das funções normais orgânicas, causadas por carências nutricionais e sobrecarga do sistema imunológico, além da diminuição da capacidade do organismo de eliminar toxinas. Esses desequilíbrios funcionais podem desencadear distúrbios que nos afetam tanto na nossa saúde física, como mental e emocional.
Os distúrbios funcionais se manifestam por meio de: enxaqueca, insônia, depressão, hiperatividade, distúrbios de concentração e aprendizagem, alterações de humor, ansiedade, compulsões, irritabilidade, problemas gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadigas inexplicáveis, dermatites, doenças auto-imunes, obesidade, entre outras. Dessa forma, a Nutrição Funcional possibilita tratar efetivamente as CAUSAS desses distúrbios, restabelecendo o equilíbrio orgânico e PREVENINDO novos problemas.

A Nutrição Funcional tem aplicação urgente devido a insatisfação com o modelo convencional de tratamento, o encarecimento progressivo dos tratamentos alopáticos, os efeitos colaterais dos medicamentos e principalmente pela mudança consensual da população que vem dando preferência a uma visão mais integral do processo saúde-doença. Dessa forma, se reconhece a importância de aplicar uma abordagem holística e ecológica da nutrição para que o nutricionista possa estar atualizado de acordo com as mudanças das políticas públicas de saúde em termos mundiais e para que possa trabalhar de forma integrada com a equipe de saúde dentro desse novo paradigma.
Princípios da Nutrição Clínica Funcional
1. Individualidade bioquímica;2. Modulação da expressão gênica pelo meio e pelo nutriente;3. Tratamento centrado no paciente e não na doença, identificando e tratando causas e não apenas sintomas;4. Interconexões dos fatores fisiológicos;5. Equilíbrio nutricional evitando-se carências e excessos;6. Saúde como vitalidade positiva.

Diário de uma Nutricionista