terça-feira, 26 de abril de 2011

Matéria bem bacana!!!! Os 10 piores alimentos de todos os tempos, existem muito mais, mas vamos lá que estes são detonadores de saúde!!!!


Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde
Postado por Eduardo Sejanes Cezimbra em 25 abril 2011 às 17:25
Exibir blog de Eduardo Sejanes Cezimbra

Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.

10º lugar: Sorvete
Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza
Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6 lugar: Salgadinhos de batata
Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente
Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)
Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante
Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.

Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet
“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bacalhau light

Ingredientes
1 kg bacalhau em postas
1 kg batatas, descascadas e cortadas em 4 partes
1/2 xícara (chá) azeitonas verdes picadas
3 colheres (sopa) alcaparras
1/2 xícara (chá) uvas passas brancas (sem sementes)
3 colheres (sopa) cheiro verde
2 dentes alho picados
1 copo água

Modo de Preparo
Demolhe o bacalhau por 24 horas, trocando a água várias vezes.
Coloque em duas camadas numa panela, batatas, bacalhau, azeitonas, alcaparras, uvas passas, cheiro - verde e alho.

Adicione a água, tampe e leve ao fogo para cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Passe para uma travessa e sirva

Receitinha Funcional para Páscoa: Suco de água-de-coco e uva verde


Ingredientes
1 cacho pequeno de uva Itália
1 copo de água-de-coco

Modo de Preparo
No liqüidificador, bata a uva com a água-de-coco. Coe num copo alto, adoce a gosto e junte gelo. Sirva em seguida.

Receitinha Funcional para Páscoa:Mousse de chocolate com banana verde


Ingredientes
150g cacau pó
500g açúcar mascavo ou demerara
6 ovos
600g banana verde
2l iogurte desnatado
50 g de ágar-ágar ou de gelatina em pó em sabor
1 pitada de sal marinho
200g chocolate barra
2 anis estrelados
5 cardamomos
1 fava de baunilha

Modo de preparo
Corte em pedaços o chocolate, derreta ele em banho maria e adicione metade do iogurte morno ao poucos. Reserve.



Esquente 1 xícara e meia de água até 90 graus e adicione 1 fava de baunilha, dois anis estrelados e 5 cardamomos. Apague o fogo e deixe 5 minutos em infusão; coe e reserve. Se preferir, substitua a fava de baunilha por 1 colher de chá de essência industrializada.

Cozinhe as bananas, sem tirar a casca, por 15 minutos em forno pré-aquecido ou até começarem a soltar água. Descasque e bata, no liqüidificador, as bananas ainda quentes com o litro de iogurte restante e o cacau em pó.

Bata metade do açúcar mascavo ou demerara com as 6 gemas peneiradas. Permaneça batendo até as gemas clarearem e perderem o odor de ovo.

Hidrate a gelatinaou o ágar-ágar com meia xícara de infusão das especiarias. Após 10 minutos acrescente o restante da água da infusão e leve ao fogo. Deixe ferver por 4 minutos, mexendo sempre.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal marinho com o restante do açúcar. Misture tudo delicadamente. Espere esfriar e leve à geladeira por 2 horas.

Receita do Chef Renato Caleffi e da nutricionista Joana D'arc Pereira Mura em parceria com a VP Consultoria Nutricional

A Gastronomia Funcional não utiliza como padrão o cálculo elaborado para as receitas, pois estes valores são dependentes das quantidades de alimentos utilizados nas preparações e, além disso, a quantidade de nutriente absorvido por cada indivíduo é dependente de sua individualidade bioquímica.

Receitinha Funcional para Páscoa: Posta de bacalhau grelhado com ervas


Ingredientes:
0,8 kg de casca banana em tiras
1 kg de cebola cubos
225 g de pimentão vermelho
225 g de pimentão amarelo
225 g de pimentão verde
30 g de alho
5 g de curcuma
30 g de ervas (tomilho, alecrim e salsa) picados
10 g de mostarda grão preta
250 ml de óleo canola
500 ml de azeite extra
30 g de sal molho de pimenta à gosto
8 g de mostarda em grão
50 g de passas brancas e pretas
10 g de amaranto
250g de quinua em grãos
bacalhau em postas grelhado
um punhado de ervas frescas picadas (alecrim, tomilho, salsa e manjericão)


Modo de preparo:
Picar os pimentões, a cebola, as ervas. Lave as cascas e corte em cubos. Leve ao forno combinando todos os ingredientes, menos o azeite, as especiarias, as ervas e as passas.

Abra e mexa sempre. Adicione o azeite e deixe por mais cinco minutos. Retire e adicione o restante dos ingredientes. Resfrie imediatamente. Adicione molho de gengibre e de pimenta. Corrija o tempero. sempre deixe submerso em azeite ou óleo.

Quinua: lave os grãos em água corrente, esfregando com as mãos.
Deixe de molho por 30 minutos e escorra. Leve para ferver duas vezes a quantidade de grãos, de água; adicione os grãos, cozinhando-os até o momento que a água estiver toda absorvida.

Resfrie os grãos e reserve. Misture cada porção de quinua com 50 a 70 gramas de caponata de banana. Sirva bacalhau em postas grelhado com ervas.

Receita do Chef Renato Caleffi e da nutricionista Joana D'arc Pereira Mura em parceria com a VP Consultoria Nutricional

A Gastronomia Funcional não utiliza como padrão o cálculo elaborado para as receitas, pois estes valores são dependentes das quantidades de alimentos utilizados nas preparações e, além disso, a quantidade de nutriente absorvido por cada indivíduo é dependente de sua individualidade bioquímica.

Recetinha de Páscoa: Risoto integral de camarão, curry e damasco


Sofisticada e completa, a refeição é ótima pedida para o almoço


Ingredientes
150 ml de água.
150g de camarão 7 barbas
3 camarões grandes limpos
4 damascos em tiras
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de café de açúcar.

Modo de preparo:

Leve a água em uma panela e deixe ferver em fogo médio. Adicione o curry e em seguida o açúcar e sal a gosto. Adicione os camarões pequenos limpos e mexa. Depois despeje ione 150 g de arroz integral cozido com tempero à gosto e al dente.

Quando estiver cremoso, sem muito líquido, adicione a salsinha e cebolinha;

Misture e adicione os damascos e apague o fogo;

Deixe o risoto descansar . Neste estágio, três minutos são suficiente para finalizar sozinho o cozimento, absorver o excesso de líquido e tornar mais cremoso, brilhante e aveludado o risoto.

Decoração: em uma frigideira aquecida, adicione fios azeite (colher de café); coloque 3 camarões grandes e salteie-os, adicionando sal a gosto.

Receita do Chef Renato Caleffi e da nutricionista Joana D'arc Pereira Mura em parceria com a VP Consultoria Nutricional.

A Gastronomia Funcional não utiliza como padrão o cálculo elaborado para as receitas, pois estes valores são dependentes das quantidades de alimentos utilizados nas preparações e, além disso, a quantidade de nutriente absorvido por cada indivíduo é dependente de sua individualidade bioquímica.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Receitinhas do Dia: Boas Proteínas!!!





FILÉ DE PEIXE AO FORNO
Ingredientes: 2 dentes de alho amassados/ 330ml de molho de tomate/ 1 colher de sopa de alecrim fresco/ 4 colheres de sopa de azeite/ 1 colher de chá de óleo vegetal/ 500g de filé de carne firme (congro-rosa, parjo, badejo, cherne)/ sal a gosto.
Modo de preparo: fatie os filés e tempere-os com alho e sal. Acomode-os em uma forma refratária, untada com o óleo. Regue com o molho de tomate, salpique e o alecrim e leve ao forno pré – aquecido por 25 minutos.
Retire do forno, regue cada filé com uma colher de sopa de azeite extra-virgem.

QUINUA REAL PURA
Colocar em uma panela: 2 medidas de água para cada medida de quinua. Adicionar sal e ervas a gosto e levar ao fogo por 10 a 15 minutos até que ela dobre seu volume.
A Quinua real pura pode acompanhar grelhados, assados, saladas, além de poder ser usada como recheio de abobrinha, tomate, berinjela.

SALADA DE GRÃO DE BICO COM ATUM
1 kg de grão de bico
3 latas de atum na água e sal
3 cebolas picada em rodelas finas
3 tomates picado em cubos pequeno sem semente
2 pimentões verde picado em tiras finas
2 pimentões vermelho picado em tiras finas
5 dentes de alho amassado
5 colheres de sopa de azeite
2 xícara de chá de azeitona picada
2 xícara de chá de suco de limão
1 xícara de chá de cheiro verde picado
1/2 xícara de chá de azeite
Orégano a gosto
Sal a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe o grão de bico normalmente e depois retire a água e reserve
Em uma panela grande, esquente as 5 colheres de azeite e refogue o alho e a cebola, acrescente o feijão, os pimentões, o suco de limão, a azeitona, o azeite, o sal, o orégano, o cheiro verde e misture bem, retire a água do atum e misture com cuidado
Coloque em uma travessa e sirva

FEIJÃO BRANCO
- 1 xícara (chá) de feijão branco / 1 Kg de frango orgânico em cubos /- Pimenta, a gosto/ 4 colheres (sopa) de óleo/ 1 cebola (grande) picada/ 3 tomates (s/ pele e sementes picados/ 2 erva-doces (pequenas) cortadas em fatias finas/- 1 colher (sopa) de Manjericão.
Modo de Fazer : De véspera, deixe de molho o feijão em 3 xícaras de água. Cozinhe e reserve.
Tempere o frango, com ervas desidratas e a pimenta. Em uma panela de pressão, doure o frango no óleo. Junte a cebola e 2 xícaras (chá) de água fervente, eo feijão. Tampe e cozinhe, em fogo baixo, por mais 10 minutos. Polvihe com manjericão. Sirva quente.

Más Proteínas!!!


Excesso de alimentos de origem animal
São elas: CARNES VERMELHAS/ FRANGOS COM AGROTÓXICOS/ CARNE DE PORCO/ LEITE DE VACA
Impacto na saúde: Acidificam o sangue/ drena o cálcio/ sobrecarrega fígado e rins/ dificulta a digestão/ destrói as boas bactérias do intestino.

•Boas proteínas: Peixes, frango orgânico(proteínas vegetais: brotos, soja, feijão, lentilha, grão de bico,quinua real)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Receitinha do Dia: Arroz integral - Carboidrato do bem!!!


Para preparar um bom arroz integral: utilizar sal marinho/ água e arroz integral. PREPARO: Colocar em uma panela o arroz a água e o sal. A proporção de água e arroz é de 3:1. Deixar cozinhar em fogo médio. Até secar. Se necessário acrescentar mais água. O arroz integral é mais duro, portanto mais difícil para cozinhar; requer mais tempo, por isso, recomendamos iniciar o almoço com o preparo do arroz.

Arroz assado com cenoura
Ingredientes: 5 cenouras cozidas e raladas/ 2 xícaras de arroz integral cozido/ 4 colheres de sopa cheias de filé de frango desfiado/ 1 e ½ colher de uva passa branca/ sal a gosto e temperos naturais.
Modo de fazer: cozinhe a cenoura na água durante 3 minutos. Misture todos os ingredientes com a cenoura escorrida, coloque numa vasilha refratária untada, e asse em forno moderado pré – aquecido por cerca de 30 minutos.

Carboidratos "Maus"


Carboidratos simples são aqueles açucarados, refinados e processados, ou seja, quando não é natural/integral e que durante o refinamento perde-se nutrientes!
São eles: Qualquer alimento que contém açúcar refinado/branco e farinha de trigo refinada.
PÃO/ BOLOS/ TORTAS/ BISCOITOS/ CHOCOLATES/ DOCES CASEIROS/ MASSAS
Impacto na saúde: Estes carboidratos se comportam como açúcar puro no organismo e quando cai na corrente sangüínea provoca distúrbios no metabolismo da glicose. Altera humor/ acumula gordura/ diabetes

... Anos de consumo desses alimentos, podem levar á obesidade, diabetes e risco
carddíaco!

O risco não vale á pena!

Bons carboidratos (frutas, legumes, cereais, arroz e pães integrais)

sábado, 16 de abril de 2011

Receita do dia: Sanduíche aberto de Atum e cenoura


Final de semana chegou e é muito comum se comer além do necessário, alimentos calóricos e sairmos da dieta!!!

Aqui esta uma boa dica, ao invés de se consumir um lanche cheio de gorduras, convide seus amigos e faça este sanduíche menos calórico, nutritivo e funcional!!!
Bom apetite!!!

1 Fatia de pão integral (ou sem glúten para os intolerantes), 2 colheres de sopa de atum (podendo ser substituído por peito de frango desfiado), 2 colheres de sopa de cenoura ralada, 2 colheres de sopa de tomate picadinho, 1 colher de salsa picada, Polvilhe orégano e também outras especiarias de sua preferência
Misture os ingredientes do recheio e coloque sobre a fatia do pão e leve ao forno.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nutrição Funcional, mais um pouco de uma paixão!!!


A nutrição funcional tem o objetivo de nutrir as células, de modo em que aconteça um equíbrio no metabolismo de seu corpo, que consequentemente lhe trará emagrecimento, peso estável, reeducação alimentar, redução de gorduras localizadas, performance esportiva, eliminação de toxinas, alergias e sensibilidades alimentares.
O objetivo da nutrição funcional é analizar como nosso organismo interage com os alimentos e como funciona a nutrição de nossas células.
Somos compostos por trilhões de células, e a nutrição destas determina todo o funcionamento do organismo, pois os nutrientes presentes nos alimentos são a matéria prima para a formação e manutenção celular.
Para isso é importante saber a importancia do alimento e do processo alimentar em que exercem sobre o organismo.
Os nutrientes atuam em conjunto, consequentemente a falta de um nutriente essencial pode alterar o equilibrio de todo o metabolismo.
Por ter esta compreensão global, a nutrição funcional analisa o hábito alimentar,exames laboratoriais, sinais e sintomas dos pacientes, para atuar na saúde.
Na nutrição funcional é muito comum ouvir as seguintes frases de pessoas que apresentam sensibilidades escondidas e carênciasnutricionais:
• Faço musculação todos os dias e não consigo ganhar massa muscular;
• Eu treino e não emagreço;
• Estou inchada e me sinto gorda;
• Eu como pouco e mesmo assim não emagreço;
• Eu como pouco e mesmo assim me sinto inchada;

Receita do dia: TOMATE RECHEADO Huuuunnn!!!


Este tomate é uma boa pedida para o jantar, para que seu jantar se torne mais leve!!!
Bom apetite!!!!

2 tomates médios/ 100 g de tofú amassado/ ½ dente de alho picado/1 col. chá de azeite de oliva/ sal à gosto/ 1 col. café de noz-moscada/¼ xíc. chá de folhas de espinafre picadas
Modo de fazer: Corte uma rodela na parte de cima dos tomates. Retire a polpa com uma colher pequena. Misture ¼ xíc. chá dessa polpa com o restante dos ingredientes e recheie os tomates. Leve ao forno médio e asse por 20 minutos. Sirva quente.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tabule Agridoce


Ingredientes:

1 xícara de chá de quinoa em grão à cozinhar com o caldo de legumes natural;
2 colheres de sopa de azeite;
1 xícara de chá de damasco seco bem picadinho;
1 pacotinho de pinoli ou nozes ou castanha de caju (20g);
1 colher de sopa de cebolinha;
2-4 xícaras de chá de caldo de legumes à melhor com 2 xícaras;
1 colher de sopa de hortelã picadinha;
1 colher de chá de tomilho;
Raspas de limão e laranja;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Aqueça o azeite e refogue a quinoa até começar a pipocar (tem que ficar bem soltinho).
Coloque o caldo de legumes natural, sal a gosto e cozinhe por cerca de 12 minutos ou
até que o grão se abra. Escorra o excesso de caldo, cubra com papel filme e resfrie.
Retire da geladeira, adicione o damasco, pinoli e tempere com os outros ingredientes.

ALUMÍNIO: ÚTIL, MAS MORTAL !


Na Itália, famosa por seus restaurantes, nenhum deles pode usar essas panelas, devido à proibição do governo italiano. É que as panelas de alumínio contaminam a comida intensamente.
Para você ter uma idéia: pesquisa da Universidade do Paraná demonstrou que as panelas vendidas no Brasil deixam resíduos de alumínio nos alimentos que vão de 700 a 1.400 vezes acima do permitido. Isso só ao preparar a comida. Se esta ficar guardada na panela por algumas horas, ou de um dia para o outro, este valor pode triplicar ou quintuplicar.
Viu por que vale a pena trocar de panelas? Mas não é só. Sabe as latinhas de refrigerantes e cervejas, hoje tão difundidas no Brasil? Pesquisa do Departamento de Química da PUC demonstrou que elas não são fabricadas de acordo com os padrões internacionais. Em conseqüência, seu refrigerante predileto pode conter quase 600 vezes mais de alumínio do que se estivesse na garrafa.
E além do alumínio foram demonstrados pelo mesmo estudo mais 12 outros metais altamente perigosos para a saúde nessas latinhas, como o manganês, que causa o mal de Parkinson, o cádmio, que causa psicoses, o chumbo, encontrado no organismo de muitos assassinos, e outros. Que tal?
Prefira as garrafas, tá? Descoberto em 1809, o alumínio é um metal muito leve (só é mais pesado do que o magnésio) e já foi muito caro. Naquela época, Napoleão III, imperador da França, pagou 150 mil libras esterlinas (mais ou menos 300 mil reais) por um jogo de talheres de alumínio. Esse metal tem espantosa versatilidade, sendo utilizado em muitas ligas metálicas.
Depois do aço, é o metal mais usado no mundo, seja em panelas, embalagens aluminizadas, latas de refrigerantes e cervejas, antiácidos e desodorantes antitranspirantes, assim como vasilhames para cães e gatos comerem e beberem. Nestes animais, com o tempo, pode causar paralisia dos membros posteriores que leva ao sacrifício precoce dos animais, na maioria das vezes, os veterinários, por falta de exames dizem que o animal está muito velho.
Se seu cabelo está caindo, desconfie do alumínio. Este metal, quando está excessivo no organismo, provoca grande oleosidade no couro cabeludo, que vai sufocar a raiz dos cabelos. Usar xampus contra a oleosidade ajuda, mas se você não eliminar a causa, vai perder muito cabelo. Muitas vezes, a queda de cabelos vem acompanhada de dormências ou formigamentos quando se fica na mesma posição (com as pernas cruzadas, por exemplo).
Além dos seus cabelos, todo o seu organismo está sendo prejudicado: o alumínio deposita-se no cérebro, causando o mal e Alzheimer (esclerose mental precoce) e expulsa o cálcio dos ossos, produzindo a osteoporose. Esse cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais... E também vai para dentro das suas artérias, estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias cardíacas (infarto), cerebral (trombose) e genitais (frigidez e impotência).
Para o Dr. Mauro Tarandach, da Sociedade Brasileira de Pediatria, está bem claro o papel do alumínio nas doenças da infância, graças ao avanço da biologia molecular no que tange ao papel dos oligoelementos na fisiologia e na patologia.
Os sintomas clínicos da intoxicação por alumínio nas crianças, além da hiperatividade e da indisciplina, são muitos: anemia microcítica hipocrômica refratária ao tratamento com ferro, alterações ósseas e renais, anorexia e até psicoses, o que se agrava com a continuidade da intoxicação.
Atualmente se utiliza a biorressonância para avaliar o nível do alumínio e outros metais.
O método é muito menos dispendioso, podendo ser utilizado no consultório ou na casa do paciente. E como é que o alumínio entra no organismo? Através das panelas de alumínio, por exemplo, que vêm sendo proibidas em muitos países do mundo.
Em suma, o alumínio é muito útil, porém mortal. Repassem, por favor... vamos divulgar!


Ruy Tourinho
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Superintendência de Gestão Pública - SGP
Secretaria da Administração do Estado da Bahia

Email recebido por Matt da MATTRON!!!!