segunda-feira, 19 de julho de 2010

Efeito das Fibras no organismo!


Há algum tempo atrás, acreditava-se que as fibras não apresentavam nenhum tipo de ação no organismo. Entretanto, estudos indicaram que indivíduos que consumiam fibras tinham índices menores de desenvolvimento de diversas doenças, foi daí que se iniciou um interesse sobre os benefícios das fibras.

As fibras são estruturas que não conseguem ser digeridas pelo organismo do ser humano, ou seja, não temos enzimas para quebrar as fibras a fim de liberar nutrientes para serem absorvidos. Como não absorvemos as fibras e elas são eliminadas pelas fezes. As fibras podem ser fermentadas por bactérias que naturalmente vivem em nosso intestino, como produto final as bactérias formam substâncias chamadas ácidos graxos de cadeia curta que servem como energia para as células do intestino, deixando-o íntegro e saudável. Sendo assim, as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal. Um intestino íntegro também evita a passagem de substâncias tóxicas, que precisariam ser metabolizadas pelo fígado e excretadas pelo rim, ou seja, um intestino saudável evita uma sobrecarga destes órgãos. Além disso, as pesquisas indicam um importante papel no controle da glicemia, redução do colesterol, menor risco de alguns tipos de câncer, obesidade, etc.

Existem 2 tipos de fibras:
- Fibras insolúveis: são insolúveis em água, servindo como uma vassoura no nosso intestino. Elas auxiliam a eliminar restos do bolo fecal impedindo o acúmulo e o maior tempo de contato do intestino com substâncias tóxicas. Com essa ação já dá para entender que ele facilita a evacuação, ou seja, pra quem tem intestino preso é e fundamental.

- Fibras solúveis: são solúveis em água, ou seja, elas incham e formam um gel em contato com a água. Com este aumento do volume, também há um estímulo do peristaltismo. Este tipo de fibra dificulta a absorção dos carboidratos da dieta, o que faz com que haja o controle da glicose sanguínea, por isso os diabéticos, principalmente, mas de uma forma geral toda a população, deve consumir alimentos ricos em fibras, para controlar essa entrada. Esta fibra também engloba partículas de gordura e colesterol impedindo sua absorção, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

As recomendações atualmente indicam o consumo de pelo menos 25g de fibras por dia para adultos, o que corresponde a 400g de frutas e vegetais diariamente. Para garantir um cardápio com o teor de fibras suficientes é preciso consumir uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, etc.). Pois assim além das fibras há ingestão de diversos nutrientes e compostos bioativos que farão, em conjunto, o indivíduo ter um equilíbrio orgânico e saúde plena.

Fonte: VP