quinta-feira, 1 de abril de 2010

SAL: COMO UTILIZÁ-LO A FAVOR DA ALIMENTAÇÃO


O ato de se alimentar não é realizado apenas por razões nutricionais, ainda que preencha necessidades vitais e biológicas fundamentais que garantam a sobrevivência dos seres humanos. Uma multiplicidade de fatores interfere na alimentação, entre eles a cultura e o âmbito social. A matéria publicada na revista Corpo a Corpo chama a atenção para um vilão da dieta, o sódio, que pode influenciar o quadro de retenção hídrica (inchaço), peso corporal, além de vários problemas de saúde.

De acordo com a transição nutricional, o Brasil está classificado entre os maiores consumidores mundiais de sal, com média de ingestão de 15,09g diários, valor muito acima do limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, têm apresentado índices de hipertensão arterial em 18,2% da população.

Estudo sobre a ingestão de sal por brasileiros indica que a quantidade de sódio disponível para consumo nos domicílios do país excede em mais de duas vezes a ingestão máxima recomendada. Este dado foi encontrado em todas as macrorregiões do país, no meio urbano e rural e em todas as classes de renda. Em decorrência dos dados apresentados, o estudo destaca a importância do país se manifestar quanto à adoção de políticas públicas que simultaneamente informem a população sobre a importância de reduzir a quantidade de sal adicionada aos alimentos e que regulem o teor de sódio dos alimentos processados, visto que as doenças relacionadas ao excesso de consumo de sódio estão cada vez mais intensificadas.

Estudo destaca que apesar de uma relação evidente entre hipertensão arterial e hábitos alimentares, os mecanismos de intervenção ainda não estão bem elucidados. No entanto, são comprovados os efeitos que uma dieta saudável exerce sobre os níveis pressóricos. Os fatores nutricionais que mais influenciam a pressão arterial são o elevado consumo de álcool, sódio e o excesso de peso, visto que uma alimentação equilibrada contribui de forma satisfatória para o controle destas variáveis. Pesquisas estão evidenciando a possível interferência de nutrientes como potássio, cálcio e magnésio com o aumento da pressão arterial com a idade.

O consumo excessivo de sal vem sendo considerado um dos fatores causadores de doenças cardiovasculares. O glutamato de sódio é um dos destaques nos países ocidentais, onde o consumo de sal demonstra-se elevado não apenas nas preparações, como também na conservação de alimentos. A alimentação de fato influencia na qualidade de vida da população: o acréscimo de frutas e hortaliças favorece o organismo, enquanto que uma dieta baseada em alimentos industrializados, rica em gordura e sódio está diretamente relacionada aos níveis pressóricos. A relação sódio/potássio vem sendo utilizada como marcador da qualidade da alimentação, sendo que alguns estudos demonstram que esta relação parece ser mais importante que as medidas de sódio e potássio isoladas.

O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio provocando retenção de líquidos. O sódio, o potássio, o cálcio e o magnésio, são os principais cátions do organismo e a vida só pode ser mantida quando estes eletrólitos estiverem na concentração correta, dentro de cada um dos compartimentos do organismo. Se um desses eletrólitos estiver desequilibrado, os outros também o estarão. Desequilíbrios hidrolíticos e/ou eletrolíticos provocam alterações no nosso organismo, que podem ser apenas ligeiras ou um pouco mais graves.

A ingestão de sódio possui ligação com níveis de insulina, já que esta promove a reabsorção renal deste nutriente, sendo que em situações de hiperinsulinemia esta ação ocorre de forma exacerbada. Este mecanismo demonstra a influência do consumo de sódio em indivíduos portadores de Síndrome Metabólica, sendo que tais indivíduos apresentam reabsorção de sódio significativamente maior. Estudos com humanos demonstram que a restrição de sódio reduziu a resistência à insulina.

As diretrizes mais recentes relacionadas so tratamento de Hipertensão Arterial Sistêmica recomendam a redução no consumo de sódio de todas as formas, tanto para prevenção primária como para tratamento não medicamentoso de HAS, bem como de doenças relacionadas como a Síndrome Metabólica.

Para evitar a retenção de líquidos no organismo e um conseqüente aumento de peso, recomenda-se uma ingestão moderada de sódio na dieta, associada a uma ingestão adequada de potássio, como parte de uma alimentação saudável. É válido conferir no rótulo nutricional a quantidade de sódio presente em cada alimento para que assim os alimentos sejam escolhidos de forma a favorecer o funcionamento do organismo, promovendo uma vida mais saudável, livre de retenção de líquidos e de possíveis doenças interligadas ao aumento de sódio na dieta, além de um acompanhamento nutricional individualizado, que irá identificar as melhores estratégias nutricionais para promover a saúde como vitalidade positiva!

** Texto elaborado pela Dra. Mayara Zagonel Souza, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.