quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CHÁ VERDE: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS


O chá preparado com as folhas camellia sinensis que é cultivada em mais de 30 países. É considerado a bebida mais consumida depois da água.

O chá verde é mais consumido na China, Japão e India, representando cerca de 20% do chá consumido no mundo. è preparado a parit das folhas frescas que são rapidamente tratadas no vapor, inibindo a fermentação.


Chá e doenças cardiovasculares

Estudos epidemiológicos tem demonstrado menor taxa de doença cardiovascular e mortalidade entre consumidores de chá, com efeitos sendo observados com o consumo de 1 xícara ou mais de chá ao dia.


chá e câncer

O efeito quimiopreventivo do chá esta relacionado á prevenção de vários tipos de câncer: mama, esôfago,, pulmão, esômago, coloretal, bexiga, rins, próstata, pele e lesões pré cancerosas orais.


Chá e Obesidade

Estudo relata o efeito do extrato do chá verde contendo cafeína e polifenóis, aumentando o gasto energético de 24 horas e a oxidação de gordura em jovens saudáveis.

Sugere - se que efeitos semelhantes odem ser obtidos com o consumo diário de 2-4 xícaras (500 - 1000ml) de chá.


Chá e densidade Mineral Óssea

Sugere -se que o mecanismo de ação seja devido ao conteúdo de flúor ou/e catequinas do chá que poderiam preservar DMO por um efeito estrogenio ou por dominuição do estresse oxidativo.


Chá e Cárie Dentária

Estudo mostrou que o enxague da boca com o chá inibiu a placa.


RECOMENDAÇÃO:

Sugerem a ingestão de 5 a 7 xícaras de chá, esta recomendação está de acordo com a proposta pela ADA (1999).

*** Pessoas Hipertensas devem ter cautela no consumo deste, pois pode elevar a pressão.