terça-feira, 21 de outubro de 2008

OBESIDADE: UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA


A obesidade, principalmente a adiposidade visceral, está associada com uma inflamação crônica sistêmica de baixo grau, indicada pelo aumento dos marcadores inflamatórios.

Essa condição inflamatória pode ser consequência da liberação pelo teciso adiposo de adipocinas, citocinas e outros fatores inflamatórios.

Os distúrbios metabólicos associados com a obesidade e a síndrome metabólica podem ser consequência da produção de citocinas pelos adipócitos.

A inflamação crônica pode representar o gatilho da origem da síndrome metabólica.

Níveis sanguíneos elevados de citocinas podem interagir com o sistema neuroendócrino, com nervos autônomos e órgãos linfáticos periféricos, podendo levar a reações inflamatórias locais em diferentes sistemas orgânicos.

O tecido adiposo é um órgão secretório ativo, que responde a sinais que modulam o apetite, o gasto energético, a sensibilidade a insulina, o sitema endócrino, o sitema reprodutor, o metabolismo ósseo, a inflamação e a imunidade.

O tecido adiposo produz moléculas inflamatórias e imunes que podem estar envolvidas nas complicações relacionadas com a obesidade.