quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PROBIÓTICOS


O intestino é um ecossistema extremamente complexo formado por três componentes principais que estâo em premanentes trocas entre si, são eles: a barreira mucosa, o sitema imunológico local e microflora.


A microflora de um adulto consiste em uma biomassa de mais de 100 trilões de bactérias com mais de 400 espécies diferentes que estão sempre em intensa atividade.

Para o intestino ,anter suas funções ótimas, o equilibrio entre as bactérias da microflora deve ser mantido, porém o estresse acarretado pela vida moderna e hábitos alimentares inadequados, além do consumo excessivo de medicamentos, particularmente antibióticos, mas também antiinflamatórios e contraceptivos orais que acabam exercendo efeitos nocivos contra a microflora probiótica, acabam gerando uma sobrecarga no sistema imunológico e a consequente quebra da homeostase intestinal.


" Probióticos são microorganismos vivos que, com ingestão em número suficiente exercem um efeito benéfico, além daquele da nutrição básica."


As espécies comumente usadas são: l. casei, L. rhamnosus, L. acidophilus, B. Bifidum,...

MECANISMOS DE AÇÃO DOS PROBIÓTICOS:


Ação contra patógenos: Um dos mecanismos pelos quais os microorganismos podem impedir o crescimento de outros é por meio da produção bacteriocinas que são potentes contra enteropatógenos. Outros benefícios incluem: hidrólise lipidica, quebra proteíca e produção de vitaminas.


"O TRATAMENTO DE REPOSIÇÃO DE MICROFLORA, OU SEJA O USO DE PROBIÓTICOS É UM MEIO DE CONTROLE DE INFECÇÕES."