terça-feira, 21 de outubro de 2008

VIVA A FLORA: é hora de zelar pelas bactérias do bem que povoam o intestino.


"Olha só que fofa esta matéria da revista Saúde do mês de Outubro, sobre a flora intestinal, como sou apaixonada por estudar sobre o intestino o nosso segundo cérebro, vou fazer uma síntese da matéria para quem não teve o contato com a revista!

Olha só a importância de cuidar desta e ingerir um suplemento de probiótico no começo do nosso tratamento!"


O ECOSSISTEMA INTESTINAL

Trilhões de bactérias, entre mocinhas e vilãs, convivem ao longo dos quase 2 metros de intestino grosso.

O conjunto de bactérias situado no intestino grosso varia de pessoas para pessoa e, claro, depende do seu estado de saúde. Fatores como dieta são determinantes para a composição.


Quando a flora está em harmonia, cai o risco de diarréia e prisão do ventre. " Mas, se esse equílibrio se rompe, o corpo passa a reconhecer algumas bactérias como agressoras e estímula respostas inflamatórias. Essa reação pode subsidiar males como síndrome do intestino irritável, que altera os movimentos e a sensibilidade do órgão, e adoença de chron, em que inflamações em séie provocam feridas nas paredes intestinais.


Conheça os dois tipós de alimentos fundamentais para a sobrevivência dos micróbios benéficos e o funcionamento do intestino.

PROBIÓTICOS

São nutrientes que fornecem o crescimento de bactérias boas, como as fibras solúveis. Frutas e cereais são os protagonistas desse grupo lotado de fibras solúveis.

PROBIÓTICOS

são produtos que já contém bactérias benéficas ao organismo.


Grifo da nutricionista: Utilizo em minha prática clínica a suplementação dos pro e prebióticos pois no caso do pro não consigo tratar apenas com leites fermentados que contém uma quantidade não significativa para repovoar esta flora intestinal .

Existe inúmeros hábitos que alteram a flora intestinal que não foram citados na matéria levando a um estado de disbiose.