terça-feira, 21 de outubro de 2008

Quinua, Quinoa... Comparável ao leite Materno



Inclua a Quinua no seu cardápio e ganhe qualidade de vida! Rica em proteínas e tão nutritiva quanto o leite materno, a quinua é considerada o alimento de origem vegetal mais completo que existe.


Original da Cordilheira dos Andes, a quínua é uma planta rica em proteína, é vista como um alimento perfeito para o consumo humano. Seu teor proteíco é superior aos dos cereais.

Fonte deaminoácidos essenciais, quando combinada com cereais ou leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), torna a dieta mais equilibrada. Devido ao seu teor de proteínas, é fundamental para vegetarianos e atletas.

É um grão rico em minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês, e em vitaminas B2 e vitamina E, e, por isso, indicado para idosos, crianças e pessoas com baixa resistência imunológica, é fonte de W3 e W6, que são estudadas no combate de doenças cardiovasculares e câncer.


Por ser isento de glúten, é recomendado para quem tem intelerância ou hipersensibilidade a essa proteína. De sabor suave, é um alimento versátil, o que facilita sua inclusão no seu cardapio.


Grãos de Quinua: pode ser cozido como arroz ou preparado em saladas.

Farinha de Quinua: pode substituir a farinha de trigo em bolos e massas.

Flocos de quinua: misture os flocos nas vitaminas e pratos.


Receitinha

TABULE DE QUINUA

1 xícara (chá) de quinua em grão

2 xícaras (chá) de água para cozinhar a quinua

1 tomate médio cortado em cubinhos

1/2 pepino cortado em cubinhos

1 cebola média picada

1 dente de alho grande picado

3 colheres (sopa) de salsinha picada

2 colehres (sopa) de hortelã picada

suco de 1/2 limão

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra - virgem

1 colher (chá) de sal

Modo de preparar:

Cozinhar a quinua, em fogo médio, por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até a água secar. Transferir a quinua para uma tigela e deixar esfriar. Misturar todos os outros ingredientes á quinua. Mexer bem e levar á geladeira.


*** este Tabule é maravilhoso´, sempre faço em minha casa eu e minha família adoramos!!! Aproveitem se alimentem de saúde!