quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TOMATE E GOIABA




O tomate (lycopersicon esculentum) é nativo das Américas e foi cultivado inicialmente pelo Aztecas e Incas.


A goiaba (Psidium guajava L) é originária da região do sudeste do México e América Central.


A principal característica destes alimentos é a presença de licopeno. Outros nutrientes como fibras, vitamina A, vitamina C, potássio.




LICOPENO


O licopeno é um fitoquímico da famólia dos carotenóides, amplamente distribuído nas hortaliças e frutas, às quais confere coloração vermelha típica apresentando inúmeras propriedades biológicas.


a quantidade de licopeno no tomate é influenciada pela variedade, práticas agrícolas, amadurecimento e condições ambientais sob as quais as frutas amadurecem.


Os níveis aumentam com o amadurecimento, o auqcimento melhora a biodisponibilidade e acrescentar azeite de oliva extra virgem aumenta a atidade antioxidante plasmática.




MECANISMO DE AÇÃO DO LICOPENO


A ingestão de tomate e produtos derivados contendo licopeno tem demosntrado associação com risco de doença cardiovascular e alguns tipos de câncer. Além da potente ação antioxidante, são propostos outros mecanismos de ação para explicar os benefícios da ingestão de licopeno, observados em vários estudos.




CONCLUSÃO


Existem várias evidências de estudos epidemiológicos que a ingestão de 400 - 600g de frutas e hortaliças diariamente está associada à redução no risco de doenças não transmissíveis. A goiaba e o tomate merecem papel de destaque por serem as principais fontes de licopeno, um carotenóide que apresenta propriedades diversas de outras substâncias dessa família. Mais estudos são necessários com a goiaba, enfatizando seu conteúdo de licopeno.